domingo, 27 de julho de 2025

Anões, telemóveis, Sócrates e Gyökeres

Está quase a chegar o mês de agosto, das férias, do festival de Coura e da pausa da minha obrigação de escrever uma crónica para o Notícias de Coura de duas em duas semanas. Ando mesmo com falta de ideias e a política está em lume brando, nada de relevante se tem passado que justifique o meu trabalho. (Agora que penso nisto, acho que eu é que me estou a desinteressar cada vez mais do assunto, tenho andado meio desligado da política nacional e internacional). Mais uma vez, vou pegar em meia dúzia de coisas que fui apanhando nas notícias dos últimos dias e fazer aqui uma espécie de pacote que me salve e que não aborreça dos leitores. Obviamente que a primeira palavra do título é meio caminho para despertar a curiosidade!

Anões: Lamine Yamal, jovem jogador do Barcelona e da seleção espanhola atingiu a maioridade e decidiu festejar em grande, uma festa privada com mais de duzentos convidados e onde o uso de telemóveis estava proibido. Pelos vistos, além de futebolistas, influencers e artistas, estiveram na festa prostitutas e anões. Espanha indigna-se e até promete investigar uma vez que existe uma lei que proíbe "espetáculos ou atividades recreativas em que se use pessoas com deficiência para provocar a piada ou o escárnio de modo contrário ao respeito devido à dignidade humana". Um dos anões, aliás, uma das pessoas contratadas, já veio dizer que ninguém foi desrespeitado na festa. Em Portugal, também há um tribunal a julgar uma humorista, e por coincidência, ali em Espanha a multa também pode chegar a um milhão de euros. Obviamente que isto é assunto por ser um jogador de futebol de topo, se fosse um tipo que trabalha nas obras a convidar um amigo fanhoso para contar umas anedotas na sua festa de anos, ninguém sabia, e melhor, ninguém se importava.

Telemóveis: Os ricos proíbem o uso de telemóveis nas suas festas, em Portugal proíbe-se o uso do aparelho nas escolas! Agora a sério, depois desta pequena piada que não resisti a escrever: até que enfim! Finalmente houve a coragem de o fazer, ainda que tenha ficado aquém daquilo que eu desejava, que era proibir a sua utilização até ao 9.º ano. Esta decisão foi baseada em estudos científicos que comprovam os problemas de saúde física e mental associados ao uso excessivo dos dispositivos móveis. Será agradável ver as crianças a conversar e a brincar nos intervalos. E não me venham com o discurso bonito de que não se deve proibir e sim educar. Há coisas que só mesmo proibindo. Se assim não fosse, ainda hoje se fumava nos restaurantes e nas escolas, e ninguém se preocuparia em andar a menos de 120km/h nas autoestradas.

Sócrates: Começou finalmente um dos julgamentos mais mediáticos de sempre em Portugal, apesar das muitas tentativas do arguido em tentar impedir a sua realização. José Sócrates tem estado igual ao que sempre foi, mas agora para pior. Dispara constantemente em todas as direções, procura a comunicação social e fala mal dos Juízes, dos Procuradores, do Ministério Público e até dos próprios jornalistas, que um dia destes tiveram o bom senso de o deixar a falar sozinho. Quem o ouvir quase fica com a sensação de que apenas ele é inocente, sério, uma vítima disto tudo. Vai ser o último a perceber que já ninguém tem paciência para a sua vitimização. Na verdade, só lhe dão atenção pois continua a ser uma fonte fértil para escrever notícias e fazer capas de jornais. No meu caso, permitiu-me escrever mais doze linhas nesta crónica, e tenho a certeza que muitas mais no futuro.

Gyökeres: Tem sido a novela dos últimos dias. Ainda ontem o negócio estava quase concluído e já hoje está novamente em risco. Não me vou alongar, o Sporting deve-lhe sem dúvida os dois campeonatos que justamente venceu, ele deve ao Sporting a cobiça que grandes clubes têm hoje por ele e uma coisa bem mais importante: respeito. Na minha humilde opinião, o Presidente Frederico Varandas tem tido uma postura exemplar. Acredito que mais dia menos dia o jogador irá para o Arsenal, e acredito ainda mais que daqui a um ano, é bem mais provável o Sporting ser novamente campeão do que o Gyökeres marcar metade dos golos que fez na última temporada. Fica a aposta!


Crónica publicada na edição 506 do Notícias de Coura, 22 de junho de 2025



Sem comentários:

Enviar um comentário