segunda-feira, 15 de junho de 2020

Parabéns Notícias de Coura!

Apesar de ter sido escrita em cima do prazo limite de envio, o que já é habitual, desta vez não tenho desculpa na busca de assunto para esta crónica, uma vez que foi o próprio Diretor do jornal a sugerir-ma! Na altura de me lembrar de que este seria mais um fim-de-semana em que uma das minhas obrigações seria a de escrever o meu texto, é-me também lembrado de que, nesta edição, o Notícias de Coura celebra 17 anos. Sem que isso se revele como uma sugestão obrigatória, sou eu próprio que me aproveito da mesma e declaro: “Caro Tinoco, poupa-me ao esforço de pensar noutro assunto, obviamente que vou aproveitar a data para escrever sobre a mesma!” Entretanto, lembro-me agora de outra benesse desta lembrança, as últimas duas crónicas foram escritas num estado de espírito nada aconselhável, tudo o que liberte o autor desse tom, é vantajoso. 

Vamos lá então tentar dar os Parabéns aos 17 anos do Notícias de Coura, jornal que conheço apenas há cerca de 13! 

Cheguei a Paredes de Coura em 2006, não me lembro bem de quando comecei a ler aquele que na altura era “um dos jornais da terra”, mas lembro-me perfeitamente de a certa altura ter lido e não ter gostado. Na altura ainda era um jovem, o coração ainda mandava mais que a razão, e escrevi zangado à redação do Notícias de Coura manifestando a minha indignação sobre o título de uma notícia. Uns dias depois recebo um telefonema do seu Diretor, provando-me certamente a minha falta de razão, mas garantindo-me que o meu texto seria publicado, porque o Notícias de Coura dava sempre voz aos seus leitores, independentemente de falarem bem ou mal do jornal. Na altura ouvi, não esqueci, vim a perceber anos mais tarde o sentido daquelas palavras. 

Uns anos depois recebo um telefonema do Diretor do Jornal convidando-me a ser correspondente do jornal. Na altura nem me lembro bem do que senti, apenas de ter perguntado: - E posso escrever sobre o quê? E lembro-me bem da resposta: - Escreve sobre o que quiser. 

Até hoje, 95 crónicas depois, sempre escrevi o que bem me apeteceu. Como os leitores bem sabem, ando muitas vezes até à última em busca de assunto, mas sempre me salvei, quer por algum talento pessoal, quer muitas vezes por meros acasos que me batem à porta e me “oferecem assuntos” sobre os quais sou capaz de exprimir meia dúzia de opiniões. Muitas das minhas crónicas podem ter conotação política, mas isso nunca foi um inconveniente. Politicamente já tive oportunidade de esclarecer muitas vezes que “não me sinto carneiro de nenhum partido”, sinto-me livre de exprimir a minha opinião seja a favor ou contra que partido for. Lembro-me de em criança andar numa campanha de Cavaco Silva (ainda hoje me apetece bater na criança que fui!), festejei com alegria quando Mário Soares foi eleito Presidente em 1986 (percebi anos mais tarde a razão), fiz 500 km num dia para votar em José Sócrates, 800 km num outro para votar em Mário Soares (embora sem sucesso), e até numas eleições autárquicas em Paredes de Coura votei em 3 partidos políticos diferentes (sabem bem que nestes casos, a pessoa é quem mais importa). Como podem ver, sou um camaleão político, e com direito à sua livre opinião numa página de um jornal. 

E não foram apenas nestas crónicas da “sombra das palavras” que fui um escritor livre, ao longo dos últimos anos tive oportunidade de colaborar com este jornal em assuntos relacionados com a educação e com o teatro. Várias foram as vezes em que me foram confiadas as missões de falar sobre a abertura de vários anos letivos, a municipalização da educação, as atividades daquela que ainda é a minha escola, bem como sobre as peças de teatro do Mais Teatro Amador Courense. Ao longo destes anos vi sempre no Notícias de Coura preocupação em divulgar as atividades culturais da terra. E se mais não divulgam, deixem-me que vos diga, é por nossa culpa. Sempre que houve desejo em publicar notícias sobre educação ou teatro, o Notícias de Coura esteve sempre disponível. 

Esta é a minha crónica número 95, vai sair na edição 388, a primeira saiu na edição 215, em 23 de outubro de 2012. Já são quase 8 anos de um compromisso que muito me honra e satisfaz. Os planos são chegar à 100! Depois, e enquanto acharem que mereço, será um prazer continuar. 

Parabéns a todos quantos tornam possível a existência de um jornal regional durante tantos anos. Obrigado Tinoco por me ter proporcionado esta obrigação, que cumpro com grande satisfação. 

Muitos Parabéns Notícias de Coura!

Crónica publicada na edição 388 do Notícias de Coura, 09 de junho de 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário