segunda-feira, 31 de julho de 2023

Vaga de calor.

A Europa está a enfrentar uma intensa vaga de calor. A Organização Meteorológica Mundial anunciou que este ano podem ser ultrapassados os 48,8 graus centígrados atingidos na Sicília em 2021. Para já, Portugal está a passar um bocadinho ao lado desta vaga, o que é uma boa notícia, especialmente para os bombeiros que todos os anos sofrem imenso com os incêndios. Ainda assim, não faltam casos e casinhos que aquecem a vida dos portugueses e dão motivos para aquecer as conversas de café!

Política: Fomos surpreendidos na semana passada com a imagem de Rui Rio, ex-líder do PSD, na varanda de sua casa a dizer aos jornalistas que agora é que iam descobrir todos os crimes que tinha cometido. O Ministério Público procedia a buscas relacionadas com a utilização do dinheiro que o partido recebe para financiar a sua atividade parlamentar. Pinto Moreira, atual deputado do PSD, recusa-se a abandonar o seu lugar na Assembleia da República mesmo já não tendo a confiança política do partido. Foi acusado por corrupção e tráfico de influências. “Por cada démarche que faça quero 25 mil euros.”, foi a escuta que o tramou, e era assim que o deputado mexia os cordelinhos para aprovar alguns projetos imobiliários. Como percebo muito pouco de francês até imaginei, por momentos, que fosse alguma ação de caridade ou beneficência, mas depois pensei: “Ui, isto vindo de um político não deve ser coisa boa, os políticos são quase todos iguais!” Estas notícias vieram dar imenso jeito ao governo, não pelo seu conteúdo, mas pela altura em que aconteceram. É que dias antes, o governo tinha sofrido mais uma baixa, António Costa tinha recebido de Marco Capitão Ferreira, Secretário de Estado da Defesa, uma mensagem de telemóvel que, num país normal, seria grave: “Sou arguido por corrupção, tenho de me demitir.” Corrupção no Ministério de Defesa? Onde é que isto irá parar!?

Educação: Podia falar da falta de Professores e nas medidas de remediação que o Ministério da Educação tomou para as minimizar, mas não o vou fazer, até porque no meu tempo de estudante, fartei-me de ter Professores sem habilitação, e muitos deles foram bem melhores que outros que tinham as competências todas, aliás, muitos deles eram bem mais profissionais naquela altura que muitos dos que tenho conhecido ao longo desta vida de Professor. Podia falar dos resultados dos exames e das provas nacionais, mas ia voltar ao mesmo, a matemática continua a ter resultados desastrosos e culpa-se o português e as dificuldades de interpretação dos alunos. Atualmente as escolas vivem preocupadas com as aprendizagens significativas e o ensino centrado no aluno e nos seus interesses. Saber ler, escrever e contar eram as competências básicas do ensino no tempo dos nossos avós e dos nossos pais, e até do nosso tempo (pessoas com meio século de vida). Ainda me lembro das cartas que a minha avó escrevia, só tinha a quarta classe, mas não dava erros ortográficos daqueles que hoje se encontram nos exames nacionais. Podia falar de tantas outras coisas…

Desporto: A pré-época futebolística está muito pobrezinha, os únicos que têm dinheiro à farta são os árabes que podem comprar os jogadores que quiserem, se o dinheiro faltar faz-se mais um buraco no jardim e vendem-se mais uns litros de petróleo! João Félix continua sem clube, Cristiano Ronaldo está quase a comprar o grupo Cofina, que integra o Correio da Manhã e a CMTV, Lionel Messi (esse jogador cheio de títulos individuais), foi jogar para o Inter de Miami, equipa americana que está em último lugar no seu campeonato. Em termos desportivos a única coisa interessante neste verão é mesmo a Volta a França em bicicleta.
 
Jornadas Mundiais da Juventude: É sem dúvida o maior evento jamais realizado no nosso país. Ninguém sabe se estarão por Lisboa um, ou dois ou três milhões de pessoas. Se não se viver um caos, é mais uma prova de que os milagres existem e que existem forças superiores atentas. Gostava imenso de ver o Papa Francisco, mas ainda não sei se cometerei a loucura de atravessar o rio.


Crónica publicada na edição 460 do Notícias de Coura, 25 de julho de 2023.



Sem comentários:

Enviar um comentário